A Cidade

Francisco Macedo é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 07º19'50" sul e a uma longitude 40º47'18" oeste, estando a uma altitude de 360 metros. Sua população estimada em 2004 era de 2.450 habitantes.

História

Francisco Macedo teve origem com a chegada da família do Sr. Joaquim Antão de Alencar, este trocou o sobrenome Alencar por Carvalho para fugir de perseguições políticas no Ceará, filho da Sra. Bárbara de Alencar, que se instalou as margens do Rio Curimatá, onde criou a Fazenda Canabrava, nome este que perdurou por várias décadas, em 1958 foi elevado a categoria de Povoado através da Lei nº. 8.410. Só a partir do ano de 1995 com o desmembramento e emancipação política, onde a antiga Canabrava deixou de fazer parte do município de Padre Marcos tornando-se independente passando assim chamar-se Francisco Macedo, nome dado em homenagem ao Ex-Prefeito de Padre Marcos e Médico Dr. Francisco Luís de Macedo.

Localização

O município esta localizado na Micro Região do Alto Médio Canindé no Centro Sul do Estado do Piauí, com uma área de 152 km, limitando-se ao Norte: com Alegrete do Piauí, ao Sul: com Padre Marcos, ao Leste: com Marcolândia e Caldeirão Grande do Piauí e ao Oeste: com Padre Marcos. Sua população atualmente é de 3.097 habitantes. Encontra-se situado no polígono da seca no semi-árido piauiense, uma região com baixa precipitação pluviométrica e distribuição irregular das chuvas, apresentando um Clima Tropical Megatérmico com pouca umidade.

Economia

A economia municipal baseia-se no comércio varejista, da renda do funcionalismo público e de aposentados e pensionistas do INSS, outra fonte de renda é a agricultura de subsistência destacando-se o cultivo de feijão, milho abóbora e amendoim. Quanto à pecuária, destaca-se a criação de gado em pequenas propriedades, outros segmentos em destaque são a ovinocaprinocultura e a avicultura. Em conseqüência de estarmos localizados na região do semi-árido, a economia torna-se restrita devido à escassez de chuvas, limitando a produção agrícola em larga escala e afetando também a criação dos rebanhos causando assim um grande impacto na convivência no semi-árido. Como possibilidades de convivência no semi-árido, temos que desenvolver técnicas alternativas para o desenvolvimento de ações auto-sustentável como construção de cisternas para o armazenamento de água e a perfuração de poços artesianos para atender o consumo humano, de animais e o cultivo de pequenas hortas familiares. Devido ao baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH que é de 0,545%, no tocante social o município vem desenvolvendo várias ações para sanar as desigualdades sociais . Como forma de minimizar a carência social e aumento da renda familiar o município vem oferecendo periodicamente cursos de aperfeiçoamento profissional nas áreas de: culinária, corte-costura, artesanato, manicura e cabeleireiro.

Saúde

Quanto à saúde, o município estruturou a Secretaria de Saúde onde desenvolve todos os programas veiculados a área e para o atendimento da população o município dispõe de 1 Equipe do PSF – Programa de Saúde da Família, 5 Agentes Comunitários de Saúde, 3 Médicos, 1 Odontologo e 4 Auxiliares de Enfermagem, 1 Centro de Saúde, 1 Farmácia Básica para a distribuição de medicamentos gratuitos, 2 Ambulâncias para o deslocamento de pacientes para outras cidades, mantendo convênios com Laboratórios de Analises Clinicas, Radiológicas e Oftalmológicas e com doações de óculos, na cidade de Picos e na Capital Teresina onde disponibiliza uma casa de apoio para receber as pessoas doentes e carentes que estão em tratamento de saúde.

Comunicação

Como meios de comunicação o município dispõe dos serviços de Telefonia Fixa e móvel, Internet, Serviços Postais, recebe Sinais Convencionais de Televisão e como não dispõe de Serviços de Radio Comunitário no município, utiliza para divulgação os serviços das rádios das cidades de Alegrete, Padre Marcos e Araripina no Estado do Pernambuco. Ainda dispõe de uma página na internet com noticias da cidade: www.fmnews.com.br

Educação

No segmento educacional o município de Francisco Macedo pertence a 16ª GRE – Gerência Regional de Educação, com sede na cidade de Fronteiras. O município conta com 14 estabelecimentos educacionais, sendo 03 na Zona Urbana com 501 alunos e 11 na Zona Rural com 273 alunos.