Notícia

Postado em 3 de Outubro de 2019 às 16:54 Autor: Willians Sousa Fonte: Cidadessnanet

Educação de Francisco Macedo desenvolve 2ª etapa do projeto Oficinas Pedagógicas

A iniciativa contribui para a qualidade da educação

Educação de Francisco Macedo desenvolve 2ª etapa do projeto Oficinas Pedagógicas

Aconteceu nesta terça (1º) de outubro na Escola de Educação Infantil Proinfância Ananias Maria de Alencar, a segunda etapa de formação do projeto voluntário Oficinas Pedagógicas de autoria da professora Socorro Coutinho, da cidade de Jaicós. A segunda etapa assim como o início se dá por meio de parcerias entre a Prefeitura Municipal de Francisco Macedo e a Secretaria de Educação do município. O tema trabalhado foi Leitura na educação infantil. 

Como metodologia aplicada, o projeto voluntário é desenvolvido por meio de oficinas que servem para subsidiar a prática dos professores com materiais e recursos para trabalhar com alunos proporcionando desempenho melhor no processo ensino-aprendizagem.

A educadora infantil, Socorro Coutinho, formada em Pedagogia, professora da Rede Estadual e Municipal de Ensino da cidade Jaicós, com especialização em Psicopedagogia e Supervisão Escolar, apresentou, inicialmente, o projeto ao prefeito Nonato Alencar e ao secretário de Educação de Francisco Macedo juntamente com a equipe pedagógica, no dia 12 de julho do corrente ano. Após a parceria firmada entre idealizadora, gestão municipal e educacional foi a vez da implantação e apresentação do projeto aos professores que colocaram em prática já no retorno das aulas no semestre letivo 2019.2.

A segunda formação ocorrida nesta terça – feira abrangeu além da escola Próinfância Ananias Maria de Alencar sob a direção de Izeita Alencar e coordenação de Airan Vieira, outras unidades de ensino como Abílio José de Almeida localizada no povoado Retiro dirigida por Maria Lucimar e coordenada por Francisca Ramos Neta. Na oportunidade estendeu-se para a educação especial representada pela professora Lorena Alencar.

Idealizadora do projeto, professora Socorro Coutinho, explica como é desenvolvido.

“São confeccionados materiais que subsidiam a prática pedagógica. De forma inovadora, o projeto é trabalhado com a construção de jogos e materiais pedagógicos que promovam um ensino diferenciado e motivador, estimulando a aprendizagem coletiva, afetiva e psicomotora dos alunos”, explica Socorro.

Lorena Alencar é professora da Educação Especial e Inclusiva pertencente a rede municipal de ensino, lotada na Unidade Joaquim Antão de Carvalho. A docente relatou sobre o sucesso que tem feito o projeto implantado.

“O projeto da professora Socorro, tem feito maravilhas porque trabalhamos o lúdico dentro da sala de aula e de certa forma inovam fazendo com que o aluno aprenda vivenciando de forma diferente saindo da rotina de sala de aula onde muitas vezes é limitado ao caderno e livro. Ele aprende jogando, vendo comparações dos jogos com leituras oferecidas pelas professoras”, disse.

Professora Lorena Alencar e professora Socorro Coutinho

“Foi um projeto que mudou muita a vida de professores e alunos. A dos professores porque as aulas não ficam cansativas e monótonas. A vida dos alunos porque de certa forma eles aprendem mais, assimilam o lúdico, o jogo e a brincadeira com a aprendizagem tornando se mais completa e fixada dentro dos padrões de leitura e assim eles não se cansam tanto. Eles sentam e participam da leitura de forma ativa e interagem entre si. Eles aprendem com motivação. É muito bom. O projeto da professora Socorro tem nos ajudado bastante, pois é prático e facilita muito o trabalho de nós professores que ministramos a aula com sucesso”, declarou a professora Lorena Alencar.

O secretário de Educação, Virgílio Alencar, fez sua avaliação e relatou sobre seu ponto de vista acerca da eficácia do projeto.

“Desde o primeiro dia quando ela me apresentou eu fiquei encantado com o projeto. Estive presente e pude notar a grande empolgação dos professores assim como da coordenação pedagógica e de todos que estavam envolvidos. Podemos ver que trata-se de confecção de materiais com a finalidade melhorar a didática do ensino. Assim desperta mais interesse. Esse projeto traz uma desenvoltura brilhante e desperta ainda mais as produções para ministrar suas aulas. É muito gratificante e eles vieram já com a certeza de encontrar uma dinâmica atraente”, relatou o secretário de Educação de Francisco Macedo.

Após a conclusão da formação foi ofertado um almoço na residência da professora e diretora da Escola Proinfância Ananias Maria de Alencar, diretora Izeita Alencar.


Matérias Relacionadas:

Secretaria de Educação de Francisco Macedo discute melhorias e apresenta projeto de oficinas pedagógicas

Educação de Francisco Macedo abre Jornada Pedagógica 2019.2 com oficinas e avaliações da BNCC; fotos


 

77


Comentários »