Notícia

Postado em 25 de Junho de 2019 às 11:34 Autor: Willians Sousa Fonte: Cidadesnanet

Apresentações, shows e sorteio de prêmios marcam encerramento do 17º Arraiá de Nóis Tudim

As apresentações musicais foram Forró Bandido, Forró Sacode e Jorge do Acordeon

Apresentações, shows e sorteio de prêmios marcam encerramento do 17º Arraiá de Nóis Tudim

O Arraiá de Nóis Tudim realizado no Pavilhão de Esporte e Cultura Pedro Francisco Delfino, na cidade de Francisco Macedo, reuniu centenas de pessoas na noite desta quinta-feira (20). A décima sétima edição em seu segundo dia foi marcado por apresentações culturais, shows e sorteio de prêmios. O evento promovido pela Prefeitura Municipal através do prefeito Nonato Alencar, o vice-prefeito Pereira, juntamente com toda comissão organizadora.

Na ocasião várias autoridades políticas municipais de outras cidades da região estiveram prestigiando. No evento se fez presente o deputado estadual Georgiano Neto (PSD) grande apoiador do tradicional evento.

-Apresentações culturais:

A programação do segundo dia foi aberta com a apresentação da Banda Marcial Genesio Neto. A inciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Educação que tem a frente o secretário Virgílio Alencar e também pela Secretaria de Cultura, representada pelo secretário Odair Lopes.

Após a Banda Marcial, foi o momento das apresentações de danças realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, pasta que é administrada pela secretária Ivonete Alencar, através do Centro de Referência de Assistência Social com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A primeira delas foi a dança Xaxado no Chiado de autoria da cantora Lucy Alves e Elba Ramalho. O ritmo típico do nordeste brasileiro foi por muito tempo praticado pelos cangaceiros do sertão.


Matéria Relacionada:Em Francisco Macedo, quadrilha junina e shows abrem o 17º Arraiá de Nóis Tudim; veja fotos


A segunda apresentação cultural foi a dança Festa no Interior de autoria de Gal Costa, cantada por Xuxa. Em sua temática musical traz o forró típico das festas juninas.

A terceira apresentação foi Sabor Brasileiro que traz o samba cantado por Harmonia do Samba de autoria de Ju Moraes e Xanddy.

As apresentações de danças foram coordenadas pela instrutora do CRAS, Sara Costa, que na ocasião expressou gratidão como ex-aluna do Cras que hoje mantem vivo o legado da professora Ivana em repassar os ensinamentos para crianças e adolescentes da cidade de Francisco Macedo.

Aline Silva e a instrutora de dança, Sara Costa.

“Para mim como instrutora e ex-aluna do CRAS é uma satisfação imensa. Eu sou fruto do trabalho da cultura de Francisco Macedo. Desde meus nove anos eu estudava no CRAS e aprendi a dançar, entre outras coisas com a minha ex-professora Ivana. Hoje eu continuo mantendo o legado dela. Ministrar aula e passar tudo que aprendi para as crianças e os adolescentes da minha cidade é um prazer inigualável. As danças já são tradicionais em Francisco Macedo e sempre é muito bem falada. Poder contribuir com tudo que me foi repassado é satisfatório demais”, declarou a instrutora.

Para a primeira – dama e secretária municipal de Assistência Social, Ivonete Alencar, a realização das apresentações de dança pelas equipes do CRAS e SCFV são fatores que a gestão tem preocupação em desenvolver nas crianças e adolescentes a arte da dança e a preservação da identidade cultural, oportunizando o aprendizado e a qualidade de vida com integração social no município.

“Inicialmente parabenizo as equipes que fizeram aqui belíssimas apresentações representando a cultura nordestina que é a nossa cultura. É uma forma de oportunizar às nossas crianças e adolescentes o valor do aprendizado, da interação social e com certeza transformar nossa sociedade de forma mais justa e igualitária. Essa inciativa faz parte do compromisso que temos com nosso povo em promover o melhor caminho com ações sociais”, disse a secretária de Assistência Social.

Ainda como parte da programação foi realizado o sorteio do IPTU Premiado. Cinco prêmios foram sorteados. Em ordem decrescente foi sorteado inicialmente o quinto prêmio, doado por Arlan, um ferro elétrico, que teve como ganhador Almir Valdir Ribeiro;

O quarto prêmio foi para João Luís de Almeida (João do Bar), contemplado com um ventilador;

O terceiro prêmio sorteado foi também um ferro elétrico tendo como ganhador Rita Rodrigues Sobrinho;

O ganhador do segundo prêmio, uma batedeira, foi José Manoel da Silva (Dezim de Lila);

O primeiro prêmio, uma Smart TV de 32 polegadas foi para Francisca Aline da Silva, que recebeu das mãos do prefeito Nonato Alencar e do deputado estadual Georgiano Neto. Aline da Silva, revelou que ficou muito feliz com o prêmio e destacou a importância do incentivo de premiar proprietários territoriais urbanos que quitassem o imposto em dia.

Dep. estadual Georgiano Neto, prefeito Nonato e ganhadora Aline da Silva.

“Foi uma grande satisfação e fiquei muito feliz em ser ganhadora do prêmio […] dizia muitas brincadeiras mencionando que seria a ganhadora (rsrsrs). No entanto, essa iniciativa da Prefeitura de Francisco Macedo em realizar o IPTU Premiado foi muito importante porque contribuiu bastante para que a população participasse e colocasse os imóveis em dias”, destacou a ganhadora.

Após as apresentações, o grande apoiador do Arraiá de Nóis Tudim, o deputado estadual, Georgiano Neto, fez uso da palavra para parabenizar o tradicional evento que completou 17 edições mantendo firme e viva a cultura nordestina e da cidade de Francisco Macedo.

“É uma alegria muito grande prestigiar o Arraiá de Nóis Tudim com esse grande líder, prefeito e exemplo de honestidade e compromisso, o prefeito Nonato Alencar. Gostaria de cumprimentar a nossa primeira-dama, Dona Ivonete, as lideranças políticas como ex-prefeito Sebastião, os vereadores aqui presentes, abraçando lideranças de outros municípios aqui em Francisco Macedo. Nossos cumprimentos ao prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, prefeito Chico Carvalho de Massapê, prefeito Ademar de Belém do Piauí. Quero cumprimentar todas as lideranças, de Pio IX, Caldeirão Grande do Piauí e de várias cidades da região”, mencionou agradecendo pela presença.

“Quero abraçar aqui toda a população de Francisco Macedo. Tenho alegria em poder celebrar nesse primeiro semestre a parceria que em pouco tempo tivemos a oportunidade de apresentar resultados e aqui no Arraiá tem a nossa participação e é apenas o início de muito trabalho que vem pela frente. O nosso mandato tem muitas ações e com certeza serão realizadas ajudando a trazer desenvolvimento e melhorar a vida da população de Francisco Macedo, assim como também em outros municípios que temos parcerias. Parabéns à toda gestão municipal pela belíssima organização e desejo que fiquem em paz, com muita segurança e boa festa a todos”, discursou o deputado estadual do Partido Social Democrático.

O prefeito Nonato Alencar também discursou de forma breve, deu boas-vindas a todos que se fizeram presentes, tanto os munícipes franciscomacendenses como visitantes de outros municípios que prestigiaram a festa e ao deputado estadual Georgiano Neto como pioneiro parlamentar a visitar o arraiá.

“O Arraiá começou em 2002 e essa é a primeira vez na minha vida política que recebi total cobertura de um parlamentar na realização desses eventos. Agradeço aos líderes políticos como vice-prefeito Pereira, o presidente da Câmara de Vereadores, Lázaro Carvalho, os vereadores, ao nosso suplente de vereador Zé Luís que há pouco fizemos uma aliança e juntos estaremos trabalhando para desenvolver mais nosso município. Agradeço às equipes da Secretaria de Assistência Social, Cultura, Educação, aos prefeitos, vice-prefeitos lideranças de outros municípios” mencionou agradecendo aos organizadores e lideranças políticas presentes no evento.

“É uma honra poder contar com vocês todos os anos neste evento e em outros trabalhos que a nossa equipe desenvolve. Fiquei muito feliz em receber o deputado Georgiano Neto que participa pela primeira vez e também em receber essas lideranças porque mostra que temos um bom relacionamento, amizade e respeito. Muito obrigado a todos e sintam-se abraçados!”, concluiu o prefeito Nonato Alencar.

A agente de desenvolvimento do SEBRAE, em Francisco Macedo, Marta Virginia, disse que foi um dos melhores arraiás com uma ornamentação de destaque.

“A ornamentação está perfeita e para mim é uma das melhores festas. Está acontecendo tudo de forma tranquila, sem confusão, calma e é isso que Francisco Macedo oferece para as pessoas que vem de fora para compartilhar dessa alegria conosco”, pontuou.

 O secretário de Educação Virgílio Alencar, destacou que as apresentações a nível geral do evento em seus dois dias foram bem executadas com estrutura capacitada e bastante desenvolvida.

“Foi um trabalho que mostrou ao público o grande valor da cultura. A minha avaliação é aplaudir esse trabalho muito beneficente a comunidade, pois é ligado a Assistência Social, a Educação e a Cultura. Estou muito feliz como secretário de Educação em assistir e participar de um evento desse porte”, declarou Virgílio Alencar.

O encerramento do 17º Arraiá de Nóis Tudim foi marcado por shows com a banda Forro Bandido, Forro Sacode e Jorge do Acordeon que agitaram o público com muito forró.

Estiveram presentes os prefeitos: prefeito Nonato Alencar e vice-prefeito Pereira Francisco Macedo; prefeito de Massapê do Piauí, Chico Carvalho e lideranças; prefeito de Belém do Piauí, Ademar Carvalho e lideranças políticas do município; prefeito de Padre Marcos, Valdinar da Silva e lideranças; os vereadores franciscomacedenses: Antonio da Raquel, Mailane Carvalho, Lázaro Carvalho – presidente da Câmara Municipal, Apolinário, Osailton Lopes, Jacira Alencar e Gilmar, além do suplente de vereador Marciel Silva, o ex-vereador, Zé Luís e o ex-vereador Elias – diretor do Depto. de Obras; os secretários municipais: Luís Eduardo (Fina. e Administração); Virgílio Alencar (Educação); Ivonete Alencar (Ass. Social); Cristóvão Alencar (Saúde); Izeiro Coutinho (Obras); Odair Lopes (Cultura); Sebastião Alencar (Agricultura, Meio Ambiente e Rec. Hídricos); Júnior Alencar (Transportes);  Joseli Ramos (Esportes); Paulo José (Dir. Depto Esportes), Heráclito Alemcar (Ass. Comunicação); Policiais Militares do GPM de Francisco Macedo, comandado pelo Cabo Gildemar Alencar, demais autoridades municipais e o público em geral.

-Veja mais fotos:



Comentários »