Notícia

Postado em 28 de Junho de 2017 às 09:14 Autor: Danilo Bezerra Fonte: Cidadesnanet

Apresentações e shows de forró abrem o XV ‘Arraiá de Nóis Tudim’ em Francisco Macedo; veja

Primeiro dia de festas no Arraiá de Noís Tudim

Apresentações e shows de forró abrem o XV ‘Arraiá de Nóis Tudim’ em Francisco Macedo; veja

Teve início na noite deste domingo, 25, promovido pela Prefeitura Municipal, o “Arraiá de Nóis Tudim”, considerado o maior evento cultural do município. O Pavilhão de Esporte e Cultura Pedro Francisco Delfino é o palco da festa, e logo no primeiro dia, recebeu um grande público, dentre pessoas do próprio município e visitantes de diversas cidades da região.

O evento foi oficialmente aberto pelo prefeito Nonato Alencar, que deu as boas vindas a todos e falou da alegria de poder estar à frente da organização de mais um “Arraiá de Nóis Tudim”. Nonato foi idealizador do evento cultural no ano de 1997, quando foi prefeito de Francisco Macedo pela primeira vez.

“Em 1997, logo após a instalação deste município, surgiu a ideia de criar o “Arraiá de Nóis Tudim”, já pensando em resgatar a nossa cultura, porque já havia um distanciamento. Não havia mais quem fizesse os forrós como antigamente. A nossa proposta era essa, manter viva as nossas tradições. Ao longo desses anos, na minha gestão e dos prefeitos Sebastião e Cristóvão, a nossa festa só cresceu e tomou uma proporção muito grande, inclusive, servindo de inspiração para outros prefeitos, para que também realizassem as festas juninas em seus municípios. Hoje, fico muito feliz em ver o crescimento do “Arraiá” e, principalmente, em ver as nossas tradições vivas no meio das novas gerações”, disse Nonato.

Dentro da proposta da organização de disseminar a cultura para as novas gerações, o evento envolve crianças e adolescentes que participam de diversas apresentações culturais. São quadrilhas juninas, danças, coreografias e até roda de capoeira, que atraem os olhares do público presente.

Os shows de forró é outro atrativo do “Arraiá”. Na primeira noite de evento, três atrações artísticas passaram pelo palco cultural. A abertura foi realizada pelo Forró Sensacional. Em seguida, subiu ao palco o artista da terra, Paulo Henrique, o PH, seguido do forrozeiro Danilo Pernambucano, que tocou até o dia amanhecer.

Este ano, o que também chamou a atenção de quem foi ao “Arraiá de Nóis Tudim” foi a ornamentação do espaço do evento. Além das bandeirolas coloridas e outros vários acessórios típicos das festas juninas, a organização montou uma cidade cenográfica que retrata a cidade de Francisco Macedo muito antes de sua emancipação, quando ainda se chamava povoado Canabrava e pertencia ao município de Padre Marcos.

“Nossa equipe de governo preparou essa cidade cenográfica do povoado Canabrava por volta dos anos 70. Eu alcancei assim, a igrejinha, as casas, o Xilindró, o Bordel da Dora,  Buteco do Quinô e outras figuras que aqui contribuíram muito com o povoado Canabrava. Aqui está o nosso passado, como era o povoado. Tudo isso nós vivenciamos aqui e foi uma época de muitas alegrias”, lembrou o prefeito.

Presenças

Por mais um ano, o ex-governador do Estado do Piauí, Dr. Wilson Martins, visitou o município e prestigiou o “Arraiá”. Em entrevista, ele manifestou a satisfação de participar novamente do festejo junino e parabenizou a gestão municipal pela festa. “É sempre uma alegria prestigiar essa tradicional festa, que foi criada pelo meu querido amigo e prefeito Nonato Alencar, e que a cada dia se consolida aqui na região pela sua beleza e grandiosidade. Vale ressaltar que o “Arraiá de Nóis Tudim” não é apenas mais uma festividade junina, mas um evento que representa a cultura da região, a cultura nordestina, onde o Nonato e sua equipe, com muita sabedoria, conseguiram resgatar a história deste lugar, desde a época do povoado, até agora quando já cidade. Você ver aqui a história das budegas, a história dos bordeis, enfim, algo que representa a história da cidade de Francisco Macedo”, disse.

O deputado estadual Rubem Martins também esteve presente no evento e disse estar feliz com o projeto cultural de resgate da história do município no Arraiá, com a montagem da cidade cenográfica, relembrando a infraestrutura do então povoado e figuras importantes daquela época. “Cada dia que passa nós ficamos mais ligados e eu muito mais grato ao povo de Francisco Macedo. Vamos contribuir no que for possível para que essa festa se mantenha, mas principalmente que o município de Francisco Macedo cresça com desenvolvimento sustentável”, disse.

Também estiveram presentes os vereadores e secretários municipais, os ex-prefeitos Cristóvão Alencar e Sebastião Alencar, o prefeito de Padre Marcos, José Valdinar, e de Vila Nova do Piauí, Edilson Brito, dentre outros.

2º dia
A programação do XV “Arraiá de Nóis Tudim” segue na noite desta segunda-feira, 26, com mais apresentações culturais e shows de forró. Duas quadrilhas juninas deverão se apresentar no Pavilhão, uma de Francisco Macedo e outra convidada. Logo após, acontecem os shows com Jorge do Acordeon  e Nosso Forró, e  Lamarck e a Akangaia.



Comentários »