Notícia

Postado em 30 de Outubro de 2019 às 11:34 Autor: Willians Sousa Fonte: Cidadesnanet

Atividades de prevenção contra o câncer são realizadas em Francisco Macedo

A ação é uma das mobilizações referente ao Outubro Rosa.

Atividades de prevenção contra o câncer são realizadas em Francisco Macedo

As atividades da Campanha Outubro Rosa na cidade de Francisco Macedo, em seu primeiro dia, tiveram início na manhã deste sábado (19) em estande de atendimento montado na Feira Livre. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Prefeitura, na administração do prefeito Nonato Alencar, foram realizados diversos atendimentos que obedecem as normas do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer – INCA.

As atividades de prevenção iniciaram por volta das 07h30 da manhã. Durante todo o período, mais de setenta pessoas passaram pelo ponto de apoio para fazerem os testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, verificação de peso e altura, agendamentos de Mamografias e Papanicolau, onde receberam também  orientações sobre o câncer de mama e colo de útero.

“Montamos uma barraca na feira livre, no intuito de atender principalmente mulheres. Agendamos várias mamografias e papanicolau, pois o outubro rosa é o mês prevenção do câncer de mama e também do câncer de colo de útero. Fizemos atendimentos como: aferir pressão, glicemia, peso e altura e orientações sobre autoexame, alimentação saudável, práticas corporais, atividades físicas, saúde bucal, pois todos eles são aliados na prevenção dessas doenças”, explica Milena Alencar que é diretora da UBAS Joaquim Antão de Carvalho Neco onde será o próximo posto de atendimento alusivo à Campanha Outubro Rosa.

Diretora da UBAS Milena Alencar ao lado da coordenadora do NASF, Carla Lariza.

“O comparecimento das pessoas atendeu minhas expectativas”, acrescenta a diretora da UBAS.

De acordo com Milena, aproximadamente quarenta exames de mamografia e papanicolau foram agendados.

Os próximos atendimentos serão realizados no dia 23 do corrente mês, nesta segunda – feira. Na ocasião será ministrada palestra e também haverá coleta de exames preventivos na Unidade de Básica de Saúde Joaquim Antão de Carvalho Neco, com horário das 07h30 às 12h.


Matéria Relacionada: – Saúde de Francisco Macedo desenvolve atividades da campanha Outubro Rosa. Veja programação!


Estiveram presentes na primeira etapa de atendimento da Campanha Outubro Rosa realizada neste sábado: o prefeito Nonato prestigiando a ação; o dentista do PSF, Yan Carlos; a fisioterapeuta do Nasf, Denise Carvalho; a nutricionista Rowenny Karla; a coordenadora e assistente social do Nasf, Carla Lariza e a diretora da UBAS, Milena Alencar – membros da organização do evento, além dos agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, operadores de sistemas, entre outros.

>Mais fotos das ações



Comentários »