Notícia

Postado em 2 de Dezembro de 2019 às 08:17 Autor: Willians Sousa Fonte: Cidadesnanet

Educação de Francisco Macedo atinge nota 4.8 no IOEB e supera meta nacional e estadual

A educação vem melhorando seus índices a cada ano

Educação de Francisco Macedo atinge nota 4.8 no IOEB e supera meta nacional e estadual

A cidade de Francisco Macedo, há 400 km de Teresina, foi avaliada pelo Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). O indicador estabeleceu neste ano de 2019, a nota média nacional de 4.7 e a média estadual avaliada em 4.9.

De acordo com o indicador, a Educação Municipal de Francisco Macedo atingiu nota 4.8 e superou a média nacional. Conforme mostra o gráfico abaixo o crescimento é considerado alto, avançando de 4.3 em 2015 para 4.7 em 2017 e, na última avaliação deste ano atingindo 4.8.

Com o resultado divulgado pelo IOEB, a Educação de Francisco Macedo ocupa a 16ª posição no Piauí. O secretário de Educação do município, Virgílio Alencar, agradeceu ao prefeito Nonato por sempre apoiar o trabalho, assim como aos profissionais do órgão (SME), elogiando-os.

“Fiquei muito satisfeito com a nota obtida pela nossa educação, divulgada pelo IOEB. Só temos a agradecer pelo empenho do prefeito Nonato que não mede esforços e investe, assim como todos da equipe docente: diretores, professores, coordenadores e os servidores em geral da Secretaria Municipal de Educação. Nosso trabalho continua e nosso caminho a seguir é esse, procurando melhorias para nossa cidade”, disse o secretário de Educação de Francisco Macedo, agradecendo a todos pela dedicação e comprometimento.

IOB é um índice único para cada município, estado ou Distrito Federal que engloba toda a educação básica, ou seja, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, de todas as redes existentes no local, bem como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas os que estão efetivamente na escola.

O indicador é realizado pela Comunidade Educativa CEDAC, em parceria com a consultoria METAS Sociais e apoio do Centro de Liderança Pública (CLP), Itaú Social, Fundação Roberto Marinho, Instituto Natura e Humanize.

O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.

Indicadores de resultado educacional: Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental; Ideb dos anos finais do ensino fundamental; Taxa Líquida de Matrícula do ensino médio.

Indicadores de insumos e processos educacionais: Escolaridade dos professores; Número médio de horas aula/dia; Experiência dos diretores; Taxa de atendimento na educação infantil.



Comentários »